Evolução do canal MTV Hits

/
2 Comments

A MTV Hits é um canal estadunidense, pertencente à MTV Networks (Viacom International) que foi lançada em 1º de maio de 2002 com o intuito de passar videoclipes 24 horas por dia, sem intervalos comerciais (apenas bumpers/vinhetas).
A grade de videoclipes funcionavam da seguinte forma: começava-se uma playlist das 06:00h da manhã até às 14:00h. Após essas oito horas, a playlist era reprisada até as 22:00h e reprisava novamente até as 06:00h da manhã do dia seguinte, quando se iniciava uma nova playlist.

No Brasil, a MTV Hits foi trazida em 2004 em substituição da MTV Brasil após uma confusão entre a programadora Abril Radiodifusão S.A. e a operadora a cabo Sky Brasil. Seu sinal, inicialmente era o da MTV Hits NY e em 2009 foi substituída pelo sinal da MTV Hits Latinoamerica. Em 2010 a Abril Radiodifusão S.A. comprou (mais precisamente: alugou) 100% a marca MTV no país (a qual vinha em um Joint Venture com a Viacom International desde seu lançamento no Brasil). Em seu lugar, foi lançado o VH1 MegaHits que tinha o mesmo propósito e programação similar.

Em alguns casos, a identidade variava em suas diferentes localidades onde o canal era/é ofertado. Hoje, todas recebem a mesma identidade, elaborada pela MTV World Design Studio Milan.
Acompanhe alguns dos logos e idents usados ao longo de sua vivência (Brasil e Mundo).





Neste, a simplicidade era tão grande que nem o logotipo oficial da MTV a identidade recebeu. Mas também não durou muito tempo e logo foi substituída.

Já mais melhorado, a Identidade ganha uma cara jovial-descolada da época. Agora, com a logomarca da MTV sobre fundo rosa e com o nome Hits! bem destacado abaixo.
Já as informações do clipe eram sobrepostas em uma espécie de "papel" que era "colado" com adesivos na tela com o artista, o nome da música (logo abaixo) e o álbum.

Agora, em uma espécie de bolhas, a Identidade da MTV Hits é mais sureal (coisa já natural da emissora, o que consagrou suas identidades e a marca). O logotipo da MTV juntamente ao letreiro hits ficam em uma dessas bolhas no canto superior esquerdo da tela. O hits perde a exclamação "!". As informações continuam as mesmas: Artista, música e álbum, também encontradas nessas "bolhas".

Já nesta identidade, o logotipo fica mais clean e as informações deixam de ser laterais na parte de baixo da tela e fica no meio da tela, ainda nas proporções laterais (esquerda).
Os programas apresentados são colocados abaixo do logo do canal como na foto-exemplo (The Interactive Chart 02). todos em branco-transparente. Nas informações, são mantidas as mesmas (artista, música e álbum), agora numa caixa amarelada "pendurada" pelos pontinhos que descem do logo.

Agora, a MTV Hits ganha um logo simples e sem movimentos. O logotipo da MTV fica dentro de um círculo braco. O letreiro "hits" também. Agora em letras maiúsculas, o letreiro ganha uma profundidade também em rosa de mesmo tom. As informações ganham duas novas faixas: Gravadora e Direção. Aparece em letreiro simples no canto da tela (esquerda) com contorno+sombra em preto. Agora, perde-se as informações da faixa que está em execução.

Mantendo o mesmo logo, agora em azul, a identidade ganha mais movimento. As informações ganham nova fonte, com apenas sombra em preto. A Identidade também ganha uma caixa em azul que apresenta as informações do programa em exibição. Ele se movimenta em faixas que ficam se "cortando". A caixa de informações entra e sai a cada videoclipe apresentado.
O logo também ganha movimento. Ele se "esconde" e abre uma caixa em movimento com letreiro "Playlistsm". A caixa retorna ao logo MTV Hits.

Em 2009, a MTV reestruturou a identidade visual de todas as MTV's do mundo (as controladas pela Viacom, o que não incluia a MTV Brasil por exemplo) e apresentou ao público uma identidade visual de cair o queixo. A responsável por este feito foi a MTV World Design Studio Milan. (A Identidade em sí, apresentaremos em outra postagem.).
A MTV Hits voltou a ser cor de rosa. Agora, o logo está preto em um quadro braco no canto superior esquerdo da tela. O letreiro Hits fica em uma caixa rosa abaixo do logo. As cores variam de acordo com o canal. Parte da nova identidade. As informações voltam a ser apenas o nome da música (que agora ocupa o lugar do nome do artista na caixa), artista e álbum. Algumas regiões adicionaram também o ano do lançamento do clipe, logo abaixo do àlbum. O letreiro com a informação do programa continua no canto superior, também dentro de uma caixa, em branco, para não criar uma distração com a caixa que diferencia o canal em questão. A entrada dessas caixas são em movimentos de "para cima" e "para baixo" sem muitos efeitos, apenas as simples entradas.

Em 2011, a MTV World Studio Milan surpreende mais uma vez com uma nova identidade (que também ganhará um post mais pra frente). Mantendo-se semelhante a antiga identidade (pelo menos as funções) a nova id é ainda mais clean e bem informativa. O logo, agora cortado, ganha, além do nome do canal e a faixa que está sendo executada, uma nova faixa com o site do canal que também serve para os letreiros de "Now" (agora), "Next" (depois) e "Later" (Mais Tarde). As entradas, antes feitas para sima e para baixo, são pelas laterais com movimentos suaves. As informações do clipe continuam com o nome da música, artista e álbum e modifica-se de acordo a localidade.

A versão mais recente é na verdade um refrash da identidade anterior. A entrada dos logos sã mais suavizadas e permanecem pouco tempo na tela. A exceção fica com as sisters channerl, como o caso da MTV Hits, em que o GC com nome do programa permanece na tela.


Basicamente é isso. Esperamos que tenham gostado. Até a próxima.




You may also like

2 comentários:

  1. nossa, perfeito! me lembro quando era esse azul, é o mais legal de todos :)
    amei o blog! Visitando sempre!

    ResponderExcluir
  2. Que foda! Pena que não temos mais Mtv Hits no Brasil :(

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.