Rebrand MTV Brasil 2008

/
0 Comments

Em 2007, a MTV Brasil foi duramente criticada ao dar menos atenção aos videoclipes e produzir mais conteúdo sobre entretenimento que não à música. Após a má repercussão gerada, em 2008 a emissora resolveu gerar uma grade muito mais musical e informativa, sem abrir mão da qualidade MTV de sempre. E para celebrar a "nova" fase, nada melhor que uma nova Rebrand.

A internet teve uma forte influência sobre esta identidade. A rapidez com que as informações são transmitidas, a grande e vasta paleta de cores e a forma "bruta" e ao mesmo tempo organizada com que todo o grafismo foi composto. O logo ganha ainda mais importância, ela se expande e torna-se a caixa de texto do canal, tanto no logo dos programas, quanto nas promos e vinhetas.



A classificação Indicativa do canal também ganha a roupagem da nova identidade. Tanto a vinheta, quanto as miniaturas expostas durante a atividade do programa. Já o logo, além de estar mais limpo, tem a função de mostrar ao telespectador quando o programa é "Ao Vivo", "Gravado" ou "HD" se expandindo, sem a necessidade de inserir um novo caractere na tela.



O logo não carrega apenas textos, mas em suas chamadas e promos, serve como peça chave para carregar os vídeos. Uma forma extremamente inteligente de reforçar ainda mais a marca.




A MTV sempre se dedicou também à causas sociais, como a luta contra a AIDS e os rumos do país. Por isso, foi criado o MTV Pública, que recebe de forma mais discreta a identidade - apesar de que a promo em si, são sempre muito chamativas - usando geralmente apenas o logo e a fonte.


O canal contava ainda com um único separador - vinheta com apenas o logo.
As linhas se movimentam rapidamente fazendo com que, discretamente, o logo se ressalte por entre as linhas coloridas.


Toda a identidade usa o logo original, porém chapado - que já havia sendo utilizado hà algum tempo pela MTV Brasil. Porém, em 2008, uma exceção foi feita: a faixa de clipes, titulado de MTV LAB, usava o logo original, sem cortes nem formatação, apenas usado ao "avesso", devido à movimentação dada à ela. Outro detalhe é sua posição, que sai da parte esquerda/superior para a direita/central.




Por último, mas não menos importante, o site - agora Portal - da MTV também ganha uma repaginada seguindo o Rebrand. Com a integração de diversos sites de entretenimento, a página destaca a aba "Avalanche" em sua página inicial, onde as notícias mais recentes são expostas de acordo elas são postadas em seus determinados sites, geralmente em grande quantidade e de forma muito ágil, daí o "Avalanche".


Pra completar, um vídeo com um pouco da Identidade Visual.



FICHA TÉCNICA
Criação: Dimitri Lima
Reconstituição: Blog MTV News BR
Video Remake: Dig
Agradecimentos:
Gustavo Bonotto
Vitor Almeida (foto da capa)









You may also like

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.