Identidade: MTV World Design 2009

/
3 Comments

A MTV é transmitida em 64 países.
Dessa forma, a MTV resolveu unificar a identidade visual de todos os seus canais ao redor do mundo. Quem teve a difícil tarefa de criar uma rebrand mundial foi a Universal Everything, e o resultado não foi nada menos que perfeito. Sua simplicidade no logo e a força criativa e emocionante em suas vinhetas, fizeram com que o ano de 2009 fosse uma reviravolta na marca MTV em todo o mundo.


Seu logotipo sofreu uma alteração de baixa mudança, mas o suficiente para não se assemelhar com as anteriores. Agora, o logotipo (em sua versão original) é preto e fica dentro de uma caixa branca que "pulsa" ao "som da batida".

Junto ao novo logo, foram adicionados listas de tipografia decorativa para os letterings que se adequavam de acordo o programa em exibição. Eram eles: "Agora", "Depois" e "Ainda Hoje".
Para diferenciar cada faixa, foram escolhidas três cores: Azul (agora), amarelo(depois) e cinza (Ainda Hoje). Na faixa "Agora", é de início uma caixa branca, contendo o nome do programa em questão e o azul vai preenchendo o quadro branco de acordo o tempo do programa. Ou seja, se estivesse passado um MTV World Stage de 30 minutos, o quadro só estaria completamente azul quando os 30 minutos tivesses se passado por completo.

As barras apareciam numa especie de "blocos caindo". Vinham de cima para baixo e não permaneciam por muito tempo. Apenas a barra com o nome do programa em exibição permanecia na tela.
Nas faixas de exibição de clipes, segue-se a mesma ideia, acrescentando a barra de informações, com o nome da música, o nome do artista e o álbum.
Neste pacote gráfico, a MTV também ganha espaço para avisos, como os de chamada de programas, site da emissora, notícias, entre outros. Veja no exemplo abaixo:
Outra coisa interessante nessa Rebrand é que durante os intervalos, são apresentados vinhetas com faixas de menu com programas a serem exibidos no dia.
Seguindo o mesmo modelo do "Programe-se", as barras informativas aparecem ao final dos vídeos promocionais dos programas da MTV, como no exemplo abaixo da chamada do reality "Jersey Shore" da MTV Latina.

Abaixo a lista das fontes usadas:


Além do espetáculo com as GCs, a Universal Everything apresentou vinhetas de cair o queixo.
Algumas em 3D e com ar infantil, as vinhetas não perderam a essência das vinhetas antigas que consagraram o canal: a falta de noção. Cinco vinhetas foram criadas como "vinhetas chave". São elas: Chocolate Gold, Windy Kiss, Toons, Candy e Ms. Furry (confira abaixo), mas logo surgiram outras vinhetas que seguiam a mesma tendência e não pecava em nada na qualidade e criatividade. São elas: Soundquake, Soundsystem, Furry's Posse, Musicbrain, Feel Me e Basejumpers. Cada uma dessas vinhetas, contém em média 30' seg de duração. É nelas que são apresentadas o movimento de "pulsação" do logo, citado no começo do texto.

Vinheta: Chocolate Gold

Vinheta: Windy Kiss

Vinheta: Toons

Vinheta: Candy

Vinheta: Ms. Furry


Demais vinhetas:
Vale lembrar que, infelizmente esse pacote gráfico não chegou na MTV Brasil, já que esta só veio a usar o MTV World Designe em 2012.





You may also like

3 comentários:

  1. Amei, pena que a MTV Brasil não utilizou.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ficou show de bola. realmente é uma pena que a MTV Brasil não usou a id de 2009. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que a MTV Brasil usou as vinhetas dessa ID. (E me recordo de assistir a MTV Latino bem na época dessa ID, muito legal!)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.