O Fim da MTV #3

/
5 Comments

Vinhemos acompanhando o processo de fim da nossa MTV Brasil. Uma emissora que revolucionou a vida de adolescentes desde sua estreia em 90' e contribuiu com uma fatia do bolo para como os canais deveriam ser introduzidas nos lares, tanto no Brasil quanto no mundo.

Ainda sem sabermos (eu e vocês) ao certo o que irá acontecer com a MTV Brasil, nos vemos em um mundo onde a MTV Brasil sobreviveu até demais em vista que ela foi uma das poucas (se não a única) que manteve-se focada à música até os dias atuais.

Não que seja algo ruim. Música é bom pra qualquer coisa, ela é quase uma pessoa física que nos acompanha em qualquer momento da vida. Mas, tentando não parecer saudosista, é tão claro como um copo de água cristalina que hoje em dia o mundo se perdeu dentro daquilo que ele mesmo criou. Com o excesso (sim.) de facilidade, está cada vez mais monótono ficar na frente da TV com tanto conteúdo visual na internet, ainda mais pra música, onde NÓS adquirimos este produto (tando em áudio como visual) gratuitamente com poucos cliques.

Poucos assistem a MTV Brasil hoje, e amam criticar a suposta falta de música. Lembro que vi há poucos dias, um ser comentar em um fórum de TV o espanto em saber que passa clipe na MTV. Para um belo desinformado, o comentário soaria como irônico, devido a "falta de clipe" na emissora.

A MTV é um canal jovem, sempre foi, sempre será. Tudo nela era simplesmente fantástico. Quem conseguia mudar de canal durante os intervalos com tanta magia visual ao estilo non sense em suas históricas vinhetas? Talvez esta tenha sido uma das melhores estratégias do canal. Mas descobriu-se na marra que a MTV agrada apenas aos jovens. É quase que uma maldição dos 21 - número simbólico - que ao se chegar nessa idade, se perde o interesse naquilo que te prendia a atenção antes.

Mas, o que teria acontecido para que o canal, que sempre esteve à frente do seu tempo, chegasse aos rumos dolorosos, diga-se de passagem, dando suspiros agoniantes, tanto pra si quanto para seus fiéis (e novos) telespectadores? O que ela teria perdido de fato ao longo desses 23 anos?

Nada.

Quem perdeu fomos nós e, como disse, nos perdemos no que nós mesmos criamos.
Não que a tecnologia seja algo ruim, muito pelo contrário, mas será que não mechemos em coisas que talvez tenham sido feitas para ficarem como deveriam ser? Ou será que a mudança veio rápida demais a ponto de descobrirmos na marra² que ainda não estamos prontos para tais mudanças?

Vamos nos desfocar um pouco da MTV Brasil e ver o que está acontecendo com o canal no mundo. A MTV renovou. Fez mais uma vez o que sempre fez, mas dessa vez, com a difícil missão de se manter viva, onde as empresas de televisão estão ainda tentando entender como se adaptarem à modernidade da internet. Uma tarefa que é ainda mais massacrante (de forma mais rápida) com a MTV, um canal jovem, onde seu público alvo não sai de perto de sua maior concorrente.
Séries, reality's, programas de cultura jovem em geral foi a grande salvação da MTV (não fique achando que ela abandonou a música. Existe uma fatia para os clipes e shows produzidos pela marca). Num ato parecido, a MTV Brasil investiu no que temos de valioso: a comédia.
E deu certo. Deu muito certo. Foram revelados grandes comediantes, como os recentes "ex-do-canal" Dani Calabresa, seu marido Marcelo Adnet (que vem se perdendo dentro da valiosa plim-plim) e Tatá Werneck, que nasceu cômica e vai morrer cômica.

No Brasil, as coisas parecem funcionar de forma diferente e confusa. A maioria (inclusive jovens) reclamam a falta de música no canal. Em 2013 - ano da tragédia - a MTV Brasil dedica 14 horas para exibição de clipes. A única coisa que ficou faltando foi o crítico telespectador tupiniquim assistir.

As pessoas estão preocupadas com os rumos do canal. Do que a MTV pode se tornar. Eles preferem ver o término do canal do que ela "desonrar" o Music Television que ostentou por tantos anos. Mas não é bem assim. A evolução é algo natural e normal na MTV e ela precisa passar por mais essa mudança para que continue carregando a juventude para mais jovens.

Enquanto isso não acontecer, a MTV relembrará o velho Titanic, tocando
a música até que o barco afunde de vez.







You may also like

5 comentários:

  1. a MTV fez parte de minha infanciancia, faz parte do dia a dia, mesmo nas fazes ruins quando não gostava de boa parte da programação sempre tinha um programa ou outro que adorava ver, e me salvava da mesmice que é a tv brasileira, pena saber que agora que os Hermes & Renato (que eu tanto gosto), estão de volta, o programa do PC Siqueira, e que realmente de 2 anos pra ca tem rolado muito mais musica, vai terminar de vez, triste

    ResponderExcluir
  2. Amigo, para de tentar compreender algo que é puro marketing. A MTV Brasil tentou forçar, enfiar guela a baixo do espectador música sem nem ao menos uma novidade. É só isso, para de boiar e saudar a MTv toda hora pq já deu oq tinha q dar, e foca por favor na noticia. A MTV provavelmente será devolvida a Viacom e o que nos restá é esperar que ela volte com tudo, com novidade, não tentando saudar o que já passou.
    Agente não tá preparado pra mudanças pq ficamos presos no passsado,e niguem que ficar preso ao que já passou!

    ResponderExcluir
  3. Olá João =)
    Como disse, a MTV é um canal em que as pessoas prendem ela à música, mesmo sem ao menos assistirem o canal, por que ela foi o primeiro canal musical do mundo. Como disse a MTV precisa dessa mudança, mesmo que mantenha a música, é necessário se renovar mais uma vez, como aconteceu com a VH1 que abrangeu sua programação.

    PS: Esse texto é puramente opinativo, mas estamos sempre postando as notícias. Dá uma conferida e esperamos que gosta. Bjos :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Naner :)
    A MTV faz parte da vida de muitos jovens e não tão jovens assim (rs).
    É um canal que marcou gerações e que está lamentavelmente em uma crise financeira.Estamos esperando pelo melhor ao canal.

    Bjos =)

    ResponderExcluir
  5. Car*lho é uma m*rda o Fim da MTV como assim a MTV honrou a geração das minhas irmãs dos meus tios dos meus pais marcou uma era e agora quando chega a minha vez de ser adolescente a MTV vai e acaba fala sério! Tenho 14 anos e tenho vergonha de ser adolescente em 2013 por que a minha geração é uma M*rda! Só tem c* fala sério. Eu invejo as gerações das minhas irmãs porque vejo que isso sim era geração. Humor : #LutoMTV #VergonhaDeserAdolescenteEm2013

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.